domingo, 14 de novembro de 2010

Os tipos de Vasos, Seja o de Barro!



Certa vez uma mulher chamada Maria ganhou flores de seu marido em seu aniversario, suas flores eram tão lindas e preciosas, que ela saiu em busca de um vaso à altura de suas flores, sua primeira tentativa foi na casa da vizinha mais rica de seu bairro, ao relatar sua situação a vizinha disse: - tenho um vaso muito lindo, que vai servir para suas flores, a vizinha entra em casa, em seguida volta com um lindo vaso de ouro nas mãos, Maria retrucou dizendo: -obrigado, mas, este vaso não serve para minhas flores, a vizinha perguntou como não serve? Meu vazo foi caríssimo, ele é de ouro, não percebeu?! Maria lhe explicou dizendo, este vaso vai aparecer mais que minhas flores... Mas, obrigado.

Em seguida Maria foi à casa de outra vizinha, sua vizinha depois de ouvir Maria vem com um vaso, bonito, porém muito frágil, era de vidro e se rompeu quando ela trazia à Maria, que por sua vez agradece e segue...
Sua terceira tentativa foi em uma vizinha que tem a fachada da casa muito linda, apesar de que por dentro estava tudo muito sujo, mas, Maria pensou que ainda assim encontraria o vaso que tanto buscava, ao abrir a porta Maria avistou o vaso “perfeito” era lindo, simples e tinha desenhos de flores como às de Maria, quando a vizinha trouxe Maria notou que por dentro estava sujo, com aranhas e insetos, Maria saiu triste, não quis aquele vaso, pois não colocaria suas flores tão importantes pra ela, em um lugar sujo.

Já cansada da busca, ela decide recorrer à casa de uma vizinha, mas, dentro de si pensava, que se não havia encontrado nas casas anteriores não encontraria nessa, mas, foi lá mesmo assim, e sua vizinha simples e amável lhe trouxe um vaso simples e bonito, era o vaso que Maria tanto buscava, era um VASO DE BARRO, Maria o levou emprestado e agradeceu muito à vizinha, disse-lhe que era o que buscava, ali suas flores terão o destaque necessário.

Jeremias 18:1 a 6 diz
A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel



Eu comecei essa mensagem contando a historia de Maria e suas flores, pra entender como é importante um vaso apropriado, observe como ela rejeitou vasos bonitos, até mesmo um vaso de ouro, sabe por quê? Por que o que tinha que aparecer eram as flores, ela também rejeitou um vaso simples e bonito, como ela queria, pois por dentro estava podre, e suas flores eram muito importantes para estar dentre sujeira. Assim é nossa vida, somo vasos, resta saber de qual tipo, o vaso de ouro é aquele que quer aparecer, quer ser o centro, esquece que a gloria e reconhecimento pertencem a Deus, ele está preocupado que todos o vejam e admirem , este vaso não tem serventia na obra do senhor!

O segundo vaso é o de vidro, representa aquele cristão que por tudo se quebra, ele não resiste aos dias maus à dura repreensão, ele não pode ouvir um não, ou uma critica, ele é frágil e suporta nada, e o pior ele além de quebrar-se facilmente não há concerto, não se que como juntar os pedaços e colar, infelizmente esse vaso também não tem serventia na obra do senhor!
Há também aquele vaso lindo por fora, todos olham e dizem: que lindo vaso, trazendo pra nossa realidade, é aquele irmão que leva uma vida de santidade e adoração, mas, só na igreja, só para os outros verem, na verdade ele está com seu coração sujo, com o pecado, rancor, ódio, falsidade...
Este definitivamente não serve pata obra do senhor!

Mas há um vaso que satisfez Maria e que satisfaz ao senhor, é o vaso de barro, é o vaso simples, no qual quem aparece é o que está nele, A GLORIA DE DEUS, como está retratado em Jeremias, o vaso de barro se apresentar algum erro, ou imperfeição o oleiro o desfaz e faz surgir um novo vaso. Aleluia! E o senhor diz- assim também farei eu em voz!

O senhor nos fez vasos de barro para que a excelência seja do seu poder em nós e não nossa, sua gloria e unção devem aparecer e nós desaparecermos, o barro tem essa facilidade, de que se algo estiver errado, ele pode ser quebrado e dele surgir um novo vaso, e muitas vezes esse processo de quebra pode doer muito, essa fase pode nos machucar muito, mas, o senhor neste caso é o próprio oleiro, ele vai cuidar com suas próprias mãos para que não fiquem pedras, rachaduras ou nem uma imperfeição, há muitas fases para se fazer um vaso, a primeira é seleção do barro e peneirá-lo, essa fase dói muito, nela o senhor arranca tudo que não o agrada, são pedras, as matérias que não o agrada, e passar pela peneira de Jeová não é fácil!
A segunda fase é ser amassado até chegar à homogeneidade, e dói muito, e se nessa fase o senhor encontrar alguma pedrinha por menor que seja ele torna a levar a primeira fase.
Depois ele começa a dar forma ao vaso, ele vai moldando, tirando formas que não o agrada, tirando moldes que não o satisfaz, ele mexe com suas mãos até que chegue a forma que ele deseja!
A última fase é ir ao fogo, sim, pois para secar e “dá liga” o barro tem que ir ao fogo! E eu creio que dói mais do que tudo, mas o bom de é que o senhor não nos deixa ir sós ele nos acompanha. E o senhor faz todo este processo em nossas vidas quantas vezes forem necessárias.

Que tenhamos em nossos corações as prioridades do barro, nos permitindo ser desfeitos e refeitos por Deus!

Ouça a Canção "Pelo Fogo" do grupo Voices, vai falar muito ao seu coração. Clique aqui e veja o video.
Texto Inspirado na pregação da Missionaria Liliam Mendes, Igreja Brasileira Universitaria, em Santa Cruz de La Sierra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário